Então você deseja canalizar seu MacGyver ou Bear Grylls interior, mas está dividido entre um canivete e uma multiferramenta. Como você escolhe? Você pode se perder nos detalhes dos recursos de cada produto, então, para ajudá-lo a decidir, hoje veremos algumas vantagens e desvantagens dos canivetes e canivetes suíços.
Algumas pessoas podem ficar confusas ao ouvir “canivetes” e torná-los intercambiáveis com canivetes suíços (SAK). O SAK é fabricado pela Victorinox e é tecnicamente conhecido como multiferramenta. Ele sempre tem uma faca com ponta de lança e uma série de ferramentas diferentes, como abridores de latas, tesouras, chaves de fenda e outras. O canivete, também conhecido como canivete, consiste em uma ou mais lâminas que se dobram e podem ser carregadas no bolso.
Canivete e canivete suíço: alguns prós e contras
A lâmina do canivete é feita de aço de alta qualidade. Se você deseja carregar uma apenas para fins de corte, então esta ferramenta será boa para você, recomendamos o Spyderco ParaMilitary 2. Se você precisar de uma lâmina resistente, entretanto, você pode não querer usar o canivete suíço já que suas lâminas são muito menores e mais lentas de usar.
Dependendo das leis estaduais, você pode carregar um canivete para autodefesa. Por poder ser operado com uma mão, seria mais rápido de usar como arma, ao contrário do SAK, onde é necessário retirar cada ferramenta com a unha. Por outro lado, os canivetes suíços combinam diferentes ferramentas além de uma lâmina. Embora você possa não precisar do Giant e de suas 87 ferramentas, os SAKs são ideais se você procura versatilidade compacta (falando nisso, a Victorinox também criou facas que possuem dispositivos USB e até um mp3 player).
Existem canivetes que podem cortar cintos de segurança e quebrar vidros para fins de resgate. Mas ferramentas múltiplas como a ferramenta de resgate Victorinox seriam uma escolha melhor para carregar se estiver preparado para situações de emergência como parte do seu trabalho. Ferramentas como uma chave de fenda Philips e cabo iluminado fornecem um kit completo para uma operação de resgate e seriam mais fáceis de usar do que se você tivesse uma faca com função limitada. Considere o seu orçamento, pois os SAKs geralmente são um pouco mais caros em comparação com canivetes de boa qualidade.
Um canivete com opção de travamento pode ser mais estável do que um SAK sem travamento, mas o movimento de corte para baixo deve manter a lâmina no lugar. Se a segurança é sua preocupação, qualquer objeto pontiagudo ou pontiagudo exige que você tenha conhecimento, esteja atento e tome cuidado ao usá-lo, seja ele com ou sem travamento.
Então, qual devo escolher?
Aqui está um teste simples: se acontecer de você ser incrivelmente autoconsciente, você pode ter se pego dizendo “Cara, eu gostaria de ter um ____ agora”. Talvez você já tenha uma preferência entre as duas facas e não saiba.
Se você já possui alguma dessas ferramentas, pode optar por trazer um canivete extra com sua multiferramenta ou vice-versa. Ambas as ferramentas são ideais para acampar e pescar. No entanto, um canivete seria melhor como ferramenta de sobrevivência deixada em estado selvagem; você pode confiar em seu canivete para cortar madeira, corda, outros trabalhos de corte pesados ou como proteção contra animais ferozes.
Se você procura funções confiáveis e diversificadas em uma ferramenta compacta, opte pelo SAK. É versátil e ergonômico o suficiente para uso tanto na cidade quanto na floresta. Graças à genialidade da engenharia suíça, você pode ter uma caixa de ferramentas completa à sua disposição em um único dispositivo prático. O canivete suíço leva para casa esta rodada e talvez aquele espaço no seu bolso como a nova adição ao seu arsenal EDC.