VELOCIDADE DO OBTURADOR – UMA CONFIGURAÇÃO FOTOGRÁFICA ESSENCIAL PARA CAPTURAR MOVIMENTO
A velocidade do obturador é outra configuração fundamental da câmera que também está relacionada às configurações principais de exposição da câmera.
Configuração da câmera de velocidade do obturador
QUAL É A CONFIGURAÇÃO DA CÂMERA DE VELOCIDADE DO OBTURADOR?
Resumindo, a velocidade do obturador é o período de tempo que o obturador da câmera fica aberto e capturando luz. A configuração da câmera de velocidade do obturador desempenha um papel fundamental na exposição e tem dois efeitos importantes: Movimento e trepidação.
A velocidade do obturador é medida em segundos e frações de segundo. Seguindo esta sequência, quanto maior o número, maior será o tempo de exposição:
velocidades do obturador na configuração da câmera
MELHORES CONFIGURAÇÕES DA CÂMERA DE VELOCIDADE DO OBTURADOR
Em relação às configurações de velocidade do obturador da câmera, quando você deseja capturar movimento, como em fotografia de longa exposição, ou deseja fotografar com pouca luz, como em fotografia noturna, você deve usar uma velocidade de obturador mais lenta, geralmente de 1/60 de segundo a vários minutos . Essa configuração de fotografia geralmente é limitada a 30” na maioria das câmeras, portanto, para aumentar esse tempo, você precisará usar a configuração da câmera no modo Bulb e um disparador do obturador. Por exemplo, as configurações da minha câmera para fotografia da Via Láctea em termos de velocidade do obturador são geralmente entre 15-25 segundos.
Por outro lado, quando quiser congelar o movimento, você deve buscar uma velocidade de obturador rápida, geralmente entre 1/60 e a configuração mínima de velocidade do obturador de sua câmera, que geralmente é 1/4000 de segundo. Um bom exemplo disso são as fotos de ação, como na vida selvagem ou na fotografia de esportes.
COMO ALTERAR A CONFIGURAÇÃO DE VELOCIDADE DO OBTURADOR NA CÂMERA
Na maioria das câmeras, o botão de velocidade do obturador fica no canto superior direito do corpo da câmera, no disco frontal ou traseiro.
GUIA PARA VELOCIDADE DO OBTURADOR
3. ISO – UMA CONFIGURAÇÃO CHAVE NA CÂMERA
ISO é a última configuração do triângulo de exposição e possivelmente a configuração de câmera mais difícil para iniciantes.
Configuração de fotografia ISO na câmera
QUAL É A CONFIGURAÇÃO ISO DA CÂMERA?
Resumindo, o ISO aumenta as informações de luz capturadas pelo sensor da câmera. O ISO afeta diretamente a exposição e o ruído digital, por isso também é uma configuração crítica da câmera para evitar ruído digital.
O ISO na fotografia é medido em uma faixa de “níveis ISO”, que segue uma sequência como esta: (quanto maior o número, maior o ISO, a quantidade de luz e o ruído digital):
Níveis nativos ISO
MELHORES CONFIGURAÇÕES DE CÂMERA ISO
A configuração ISO ideal da câmera depende do tamanho do sensor da câmera e de outros fatores, como o tipo de fotografia.
Ao fotografar em boas condições de iluminação, você deve usar uma configuração ISO baixa. Os valores ISO de ISO 100-ISO 400 são considerados ISOs baixos.
No entanto, nas situações em que não há muita luz disponível ou em que você precisa aumentar a velocidade do obturador, provavelmente será necessário definir uma configuração ISO alta, geralmente entre ISO 800 e ISO 6400. Você deve definir o máximo. ISO de acordo com sua câmera. Um bom ponto de referência é ISO 3200 para câmeras básicas e ISO 6400 para câmeras mais avançadas.
Para ver um exemplo, a configuração ISO da foto para a aurora boreal será mais alta em comparação com a configuração ISO da câmera para fotografar sob luz solar intensa.
COMO ALTERAR A CONFIGURAÇÃO ISO NA CÂMERA
O posicionamento do botão de configuração ISO muda completamente de câmera para câmera, mas a maioria dos modelos inclui um botão direto para alterá-lo. Recomendo verificar o manual da câmera se você não tiver certeza de onde está o ISO na roda da câmera.
GUIA ISO EM FOTOGRAFIA