Existem poucas peças em uma casa que têm a capacidade decorativa de unir um ambiente com tanta facilidade quanto um tapete. Quer seja a inspiração para o espaço ou um toque final, um tapete pode trazer uma camada incomparável de interesse e intriga. Mas encontrar o tapete perfeito tem seu quinhão de limitações, sem falar nos desafios. Entre tamanho, material, estilo e marca, há uma série de fatores a serem levados em consideração – e ter um leque aparentemente infinito de opções não torna o processo mais fácil.
Por exemplo: compre um que seja muito pequeno e você corre o risco de diminuir instantaneamente todo o esforço que você dedicou ao projetar esse ambiente. Se for muito grande, o tapete pode envolver o espaço e sobrecarregar os acessórios existentes. Encontrar aquele ponto ideal no meio é fundamental. Para ajudá-lo a começar, reunimos um extenso guia para responder a todas as suas perguntas candentes sobre como comprar o melhor tapete com base no seu estilo e necessidades.
O que considerar antes de comprar um tapete
Em primeiro lugar, trata-se de identificar o cômodo onde o tapete ficará e a finalidade a que ele deve servir. É uma peça marcante para unificar a estética ou funcional que evita escorregões em zonas de tráfego intenso? Se você tem animais de estimação e crianças pequenas, um achado vintage delicado provavelmente não é aconselhável. Em seguida, você vai querer pensar no tamanho e formato do tapete; estilo e materiais; pilha; cuidado e limpeza; e almofada de tapete. Mais sobre tudo isso abaixo.
SalvarPin ItVer mais imagens
Crédito: Isabela Humphrey
1. Tamanho e forma
Quando se trata de escolher um tapete para um ambiente específico, é essencial encontrar um que se adapte ao seu tamanho. “É como a regra Cachinhos Dourados aqui”, diz Ben Hyman, cofundador e CEO da Revival Rugs. “Você quer um tapete que caiba, seja pequeno ou grande. Algo que não seja muito grande – ou seja, haja piso suficiente visível entre a parede e o tapete – mas também algo que não seja muito pequeno, como um selo postal embaixo da mesa de centro.” Como regra geral, encontre um tapete que possa conter os principais elementos de uma sala ou servir como um amortecedor entre os embutidos.
Sala de estar: Se o seu sofá estiver encostado na parede, certifique-se de que pelo menos as pernas dianteiras e as pernas dianteiras das poltronas vizinhas estejam sobre o tapete. Numa sala ampla com área de estar flutuante, o tapete deve conter todos os móveis, pernas dianteiras e traseiras, com espaço ao redor.
Sala de jantar: Use o tamanho da mesa como ponto de referência. Seja circular ou redondo, o tapete deve se estender por pelo menos 60 centímetros em todos os lados, para que até mesmo uma cadeira empurrada ainda caiba dentro de seu alcance.
Quarto: Para um quarto espaçoso, opte por um tapete grande que caiba sob toda a cama e mesinhas de cabeceira, com largura extra em ambos os lados. Para quartos menores, o tapete deve cobrir cerca de ⅓ da base da cama; como alternativa, experimente pequenos tapetes em cada lado da cama.
Cozinha e entrada: opte por um corredor estreito ou uma peça menor (pense em 2′ x 3′ ou 4′ x 6′) para essas áreas.
Ao ar livre: Maior é melhor aqui, e você vai querer um tapete que seja 30 a 60 centímetros mais curto que o perímetro do espaço.
Como medir um ambiente para um tapete: Faça as medidas gerais de um ambiente e reduza as dimensões em 30 a 60 centímetros para chegar a um tapete de tamanho adequado para o espaço. Como alternativa, use fita adesiva para delinear as dimensões do tapete em seu local ideal, depois meça o perímetro e use-o como ponto de partida.