Guia definitivo para escolher lâmpadas para sala de estar

Antes de comprar uma luminária para sua sala, você deve primeiro considerar o estilo e o tipo de iluminação que funciona melhor para o seu espaço.

Guia definitivo para escolher lâmpadas para sala de estar插图
O que considerar ao comprar uma luminária para sala de estar
Comprar uma luminária para sala não é tão simples quanto ir até a loja de móveis mais próxima e escolher a primeira luminária que encontrar. Para um espaço funcional, é preciso levar alguns fatores em consideração.

Tamanho do quarto
Você precisa considerar quanto espaço você tem disponível em sua sala antes de comprar uma luminária. Por exemplo, um grande abajur de cerâmica pode ser uma característica atraente, mas pode dominar um espaço pequeno. Um abajur antigo e fino pode ser ótimo para um ambiente aconchegante, mas e se você precisar de mais luz em um espaço grande?

“Salas grandes exigem lâmpadas maiores. Projetos menores podem parecer deslocados e ofuscados pelo ambiente”, explica John Barnes, gerente sênior de conteúdo da Lamps Plus.

Considere onde você deseja colocar as luminárias e como elas serão incorporadas aos demais móveis. Uma luminária de chão não deve atrapalhar por onde você deseja andar, enquanto uma luminária em uma mesinha de canto não deve impedir que você coloque uma caneca de café ou uma taça de vinho sobre a mesa.

Nossa dica principal é sempre medir o seu espaço e considerar cuidadosamente o tamanho do ambiente e a quantidade de lâmpadas que você precisa. Heather Mastrangeli, fundadora da Innovatus Design, concorda: “O tamanho da sala vai ditar quantas luzes são necessárias em oposição ao seu tamanho.”

Necessidades de iluminação
As lâmpadas são mais do que apenas decoração de casa, elas naturalmente também têm um propósito: iluminar o seu espaço. Portanto, antes de comprar qualquer luminária de chão antiga, considere quanta luz você precisa na área.

“Pense nas atividades que acontecerão na sala de estar e como a iluminação pode ser usada para aprimorar essas atividades”, afirma Keely Smith.

Você precisa de uma luz forte na altura dos olhos para ajudá-lo a navegar pela sala ou de alguns abajures menores para criar uma atmosfera convidativa sem cegar seus convidados? Se você tem uma cadeira de leitura favorita, uma luminária de trabalho deve resolver o problema.

Você também precisa considerar em que direção as luzes precisam brilhar. Steff Cheng, fundador da Steff Stuff Design, explica melhor: “Uplights são úteis para iluminação geral e ambiente, downlights e luzes de tarefas usadas para locais específicos onde coisas como ler ou destacar elementos arquitetônicos (como um degrau) são importantes. Candeeiros de mesa e luminárias de chão com abajur, e de preferência com dimmer, são ótimas para intrigas decorativas.

Como a sala é usada
Suas necessidades de iluminação andam de mãos dadas com a forma como você usa o ambiente. Se você tem uma casa em conceito aberto, sua sala de estar pode funcionar como espaço para refeições, sala de jogos, cenário para encontros noturnos e salão de jogos.

Se você usa o ambiente predominantemente durante o dia, precisará de menos lâmpadas. Steff Cheng nos lembra “que a luz do dia e as janelas são uma fonte considerável de iluminação”.

Você também deve tentar misturar e colocar a iluminação em camadas ao usar o ambiente à noite. Lâmpadas, luminárias de teto e luminárias de parede podem funcionar juntas, e a luz que você usar transformará a atmosfera da sala.

Ter múltiplas fontes de luz “permite ligar ou desligar as fontes de luz dependendo da atividade da sala, ajudando a criar espaços aconchegantes e atraentes”, de acordo com John Barnes.